A expectativa é de que trabalhos terminem em dezembro deste ano, ligando inicialmente Três Rios a Chiador
As obras do trem turístico Rio-Minas, que irá ligar a cidade de Três Rios, no sul fluminense, ao município de Cataguases, na Zona da Mata mineira, foram inauguradas. O trajeto completo será de 168 quilômetros, e os trabalhos, iniciados na última semana, serão realizados em módulos. O primeiro trecho será responsável por conectar Três Rios a Chiador (MG), percorrendo 37 km. A expectativa é de que a reforma do trecho termine em dezembro deste ano, para que os ageiros possam embarcar no trem a partir de fevereiro de 2023.
O trem conta com seis locomotivas e 15 carros de ageiros, tendo a capacidade de levar 873 turistas. As viagens acontecerão durante os finais de semana, feriados e datas comemorativas e serão realizadas duas por dia. Ao todo, de acordo com os dados disponibilizados pela ONG Amigos do Trem, foram investidos R$ 845.881,04. Espera-se que o projeto dê um retorno de R$ 1.221.916,71.
Segundo a presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, Cyntia Nascimento Leite, o trem Rio-Minas já está sendo considerado o maior projeto turístico do estado do Rio de Janeiro para 2023. De acordo com Cyntia, o empreendimento pretende gerar cerca de 200 postos de trabalho, incentivando a economia dos municípios atendidos e do entorno.
As informações são da Tribuna de Minas, associada AMIRT.
Foto: Tribuna de Minas